Portfólio / Colégio 2 de Julho

Colégio 2 de Julho

Colégio reformula site com objetivo de captação de novos alunos, projeto inclui serviço de Otimização de Sites.

Projeto publicado no dia 6 de outubro de 2014

O Colégio 2 de Julho é uma tradicional instituição de ensino situada na cidade de Salvador, Bahia. Fundado em outubro de 1924, o colégio vem educando gerações desde o início. Na educação infantil, ensino fundamental até a Faculdade. A instituição ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, possui 58 salas de aula, laboratórios diversos, ginásio coberto de esportes, quadras, piscina e um prédio para a Educação Infantil. Ampla área para estacionamento e para a convivência dos estudantes, dentre outros diferenciais.

Página Principal do site do Colégio 2 de Julho

Print da página principal do site do Colégio 2 de Julho.

O problema

O site do Colégio 2 de Julho continha erros técnicos graves, que na época de seu desenvolvimento, meados de 2010. Os parâmetros desta época, eram totalmente diferentes dos atuais. O site não tinha uma constante atualização, o que influenciava no fluxo de vistas. O site continha erros primários, como replicar o título da página principal para os títulos da página interna. O site não continha versão mobile, ou seja, os usuários não conseguiam navegar pelo celular. Formulários de solicitação da página de contato e matricule-se, eram enviados para e-mails inexistentes.

A solução

Com tantos problemas evidentes, tínhamos duas alternativas, resolver cada um dos itens do site problemático, ou reformular o projeto completamente. Sempre que nos deparamos com um relatório como este, analisamos a melhor alternativa para que a o cliente não fique tanto tempo sem gerar oportunidades de negócios, seja ele por um simples envio de formulário de contato, ou disponibilidade de e-mail e telefone no site.

Neste caso, a melhor alternativa quando a plataforma utilizada não é WordPress, é sempre refazer o projeto do zero. Se fosse WordPress, teríamos a opção de trocar o template, reorganizar o menu, estruturar o conteúdo e de forma rápida, publicar o site. Como o site da instituição estava fora por muito tempo e já estávamos em período de matrícula, resolvemos fazer um meio termo. Publicamos uma versão com uma página simples de captura e conteúdo institucional.

Imagem da capa do site do colégio 2 de julho.

Primeira versão do site do Colégio 2 de Julho.

Fizemos esta versão acima em 24h e tivemos a primeira solicitação de matrícula com 30min após a publicação do site. Ganharmos tempo e pudemos produzir o projeto definitivo. Esse formato inicial ajudou na indexação do site para as palavras chaves do seguimento que nos interessava no Google. A palavra específica que trabalhamos foi “Educação Infantil Salvador”. O site do Colégio 2 de Julho lidera essa palavra-chave o que gera tráfego de qualidade para a instituição.

Diferenciais do projeto do Colégio 2 de Julho

Desenvolver um site com layout bonito não garante resultado. Hoje, obrigatoriamente, um site precisa ser responsivo, ou seja, ele precisa se adaptar as resoluções de tela dos dispositivos móveis e ser compatível com navegadores e sistemas operacionais diversos. Somente, depois de atender a estes critérios, é possível garantir que a informação chegue ao seu público alvo de forma eficiente e amigável.

Conseguimos atender no projeto final todas as exigência técnicas necessárias para que o site obtenha um ótimo posicionamento nos resultados de busca do Google, o que gera, através dos cliques, oportunidades de negócios para a instituição. Estes resultados só foram possíveis, graças ao serviço de Otimização de Sites que fizemos ao longo dos meses, conseguindo posicionamento nas principais palavras-chave do seguimento educacional e gerando sempre novas solicitações de matrículas.

Print do resultado de busca no Google mostra o Colégio 2 de Julho na frente dos concorrentes.

Print dos resultados de busca do Google mostram o site do Colégio 2 de Julho na primeira colocação para a pesquisa “Educação Infantil Salvador”.

Captação de novos clientes

Posicionar um site entre os primeiros no Google não garante “conversão de meta”. O site precisa convencer o potencial cliente a entrar em contato com a instituição, e foi feito isso com um formulário logo na capa do site. Essa chamada com 12 diferencias e um formulário de captação, gera, diariamente, solicitações de matrículas.

Capa do site do Colégio 2 de Julho apresenta formulário para captação de novos clientes.

Print da página principal do site do Colégio 2 de Julho apresenta diferenciais e formulário de matrícula para captação.

Na imagem abaixo, destacamos o volume de e-mails que são enviados através do formulário de solicitação de matrícula do site.

Print da caixa de entrada de um dos e-mails da instituição.

Imagem apresenta a caixa de entrada de um dos e-mails da instituição. O fluxo passou de zero para uma média de 3 e-mails diários.

Gostou do projeto? Solicite um orçamento e tenha um site que funcione para o seu negócio.

 

Leia mais: