Facebook deseja levar internet a regiões remotas através de satélite

A companhia de Mark Zuckerberg trabalha para lançar satélite em órbita e dar acesso à internet para quem ainda não consegue usar a rede.

Metade do mundo não tem acesso à internet
Facebook quer contribuir com acesso maior à internet no mundo

Não é de hoje que o Facebook quer levar internet a regiões remotas do mundo e, apesar da empresa ter abandonado recentemente um projeto de drones com esse fim, o plano não foi completamente deixado de lado. Agora a companhia de Mark Zuckerberg trabalha para lançar um pequeno satélite em órbita para dar acesso à internet de alta velocidade para quem ainda não consegue usar a rede.

O projeto chamado Athena, foi descoberto pela Wired. A partir de documentos da FCC (órgão ligado ao governo dos EUA equivalente à Anatel brasileira) obtidos por uma lei de transparência, a publicação teve acesso a algumas informações sobre o plano de lançar um satélite de órbita baixa já no ano que vem.

A ideia é bem simples: o Facebook quer levar acesso de banda larga a regiões remotas do planeta. Representantes da empresa se encontraram diversas vezes com funcionários da FCC para discutir o plano. Essas conversas eram feitas em nomes de uma empresa chamada PointView Tech LLC, que a Wired diz fazer parte do Facebook. A rede social confirma as informações.

Um relatório da International Telecommunications Union, de setembro de 2017, diz que metade do mundo não tem acesso a internet banda larga, e para mudar isso levando conexão a todas essas pessoas, seria necessário construir uma “constelação” de satélites de órbita baixa que seriam lançados entre 160 km e 2 mil km acima da superfície da Terra.

Então, o objetivo do Facebook é fazer parte dessa frota de pequenos satélites. Ainda não  há informações detalhadas sobre o projeto, mas a ideia é que o primeiro satélite seja lançado já em 2019. O Facebook confirma a existência do plano.

Essa não é a primeira vez que Facebook se envolve na questão. A rede já trabalha há algum tempo para levar conexão a mais pessoas do planeta: o projeto Internet.org, por exemplo, permite acesso gratuito a alguns serviços de internet em algumas regiões do planeta, mas é criticado por limitar o que o usuário pode fazer quando estiver conectado.

Já o drone Aquila, dispararia ondas milimétricas em direção ao solo para levar internet a regiões remotas, mas acabou sendo cancelado.

Homem sorridente tirando uma selfie com uma escuna cheia de turistas ao fundo, sob um céu azul claro, com gaivotas voando ao redor.

Passeio de Escuna: A Rota Digital para Desconectar e Reconectar com a Bahia

Curta a Bahia com o passeio de escuna da De Boa Turismo, guiado por Jorge, e desligue-se do digital.

Imagem mostrando um domínio de website visualmente congelado com gelo e o logo do Registro.br em destaque, simbolizando um domínio congelado.

Domínio Congelado no Registro.br: Entenda o Que Fazer e Como Prevenir

Seu domínio está congelado no Registro.br? Descubra como resolver rapidamente esse problema e evitar futuras ocorrências com nosso guia completo.

Imagem de um banner profissional em azul e branco, mostrando um globo digital e uma caixa de pesquisa com 'www.example.com'. Elementos de estratégia como uma peça de xadrez e uma lâmpada estão presentes, simbolizando o planejamento na seleção de um nome de domínio.

Como Escolher o Nome Ideal para o Seu Domínio: Um Guia Prático

Escolha seu domínio estrategicamente para fortalecer a marca e SEO. Use criatividade e palavras-chave relevantes.

Profissionais de marketing digital discutindo estratégias de otimização de sites em um escritório moderno, com gráficos de SEO visíveis em telas de computador.

Empresas Otimização de Sites: Elevando o Sucesso Digital no Brasil

Especializada em SEO, a Loup Brasil amplifica a visibilidade online das empresas, transformando acessos em resultados reais.