BLOG

Utilize a tecnologia a favor da comunicação interna da sua empresa

Pensar na comunicação externa sem dar a devida atenção à comunicação interna da empresa talvez seja um grande erro, pois, segundo estudos, as estratégias dificilmente darão certo se os funcionários não estiverem motivados e informados do que acontece na instituição.

As evoluções no mundo da comunicação interna surgiram até mesmo antes de existir a tecnologia avançada de web, com métodos como os murais corporativos e jornais impressos que, mesmo não sendo mais tão eficazes no alcance do público, de difícil mensuração e comprovação de resultados e também desvantajosos financeiramente, ainda são utilizados por diversas empresas.

A comunicação interna de uma empresa só é estratégica quando ela conversa com os objetivos e metas da empresa, e com toda essa necessidade de resultados rápidos e eficazes para o crescimento da empresa, as métricas se tornam algo indispensável em qualquer iniciativa, e nas tecnologias para comunicação interna isso não é diferente, tudo precisa ser mensurado e comprovado.

Porém, segundo a Associação Internacional de Comunicação Corporativa, o IABC, apenas 40% dos profissionais responsáveis pela comunicação interna realizam a mensuração dos indicadores do setor, sendo que apenas 16% estão satisfeitos com a capacidade de medição que possuem.

Situações, públicos e desafios diversos exigem diferentes formas de comunicação, por isso é extremamente importante analisar a melhor estratégia de canais e mensagens. Além disso, também é necessário um bom planejamento de comunicação, que contemple todos os pontos acima. Ele será um poderoso aliado da gestão, do fortalecimento das equipes e atingimento das metas que, em grande parte, estão atreladas ao aumento das vendas e consequentemente do lucro da empresa.

Então, a dica para uma boa comunicação interna é estudar seus planos e objetivos detalhadamente antes de escolher uma solução e sempre acompanhá-la de perto, garantindo assim o melhor desempenho e a fluidez da sua comunicação.

Leia mais: