BLOG

Youtube muda regras de publicidade em vídeos com conteúdos infantis

Mudança nas regras da plataforma vai impactar diretamente a receita de diversos canais que tem como foco o público infantil.

Mudança nas regras da plataforma vai impactar diretamente a receita de diversos canais que tem como foco o público infantil.

De acordo com o Ato de Proteção Online à Criança, lei que protege a vida privada das crianças na internet, pessoas com menos de 13 anos são crianças e não devem ter acesso a plataformas ou a redes sociais como Instagram e Facebook. Após pagar multa de US$ 170 milhões, o Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos, anunciou mudanças na maneira como irá divulgar publicidade em sua plataforma principal.

“Nós passaremos a tratar dados de qualquer pessoa que esteja vendo conteúdo voltado para crianças no Youtube como se fossem dados de uma criança, independentemente da idade do usuário”, escreveu Susan Wojcicki, presidente global da plataforma, em uma carta no blog oficial do Youtube.

Ainda segundo Wojcicki, o Youtube também vai parar de direcionar publicidade para esse tipo de conteúdo e algumas funcionalidades não estarão mais disponíveis, à exemplo dos comentários e notificações. Além disso, influenciadores do Youtube serão examinados para garantir que cumpram as regras de privacidade internacionais e os criadores ou canais individuais podem ser responsabilizados pessoalmente, sujeitos a multas, por direcionar vídeos para crianças sem divulgar o foco do conteúdo.

A plataforma recomenda que os responsáveis pela criança utilizem o Youtube Kids para obter conteúdo seguro. Para o mercado publicitário, é incerto como a medida de tratamento desses dados devem impactar no faturamento.

Fontes: G1 , meio&Mensagem