BLOG

4 dicas importantes sobre como escapar dos desafios comuns de SEO criando o seu site com um construtor

4 dicas importantes sobre como escapar dos desafios comuns de SEO criando o seu site com um construtor

Um construtor de site é alguém especializado que pode garantir a boa execução e posicionamento do seu negócio – Foto: Reprodução

Uma das tarefas de quem pretende desenvolver um site, seja qual for o tema, é a criação de conteúdo. Devido ao grande número de sites e negócios online que existem na internet, o conteúdo é uma forma de se diferenciar e se destacar.

Além disso, em razão do SEO (Search Engine Optimization), uma empresa com bom conteúdo acaba aparecendo melhor ranqueada nas buscas do Google. Um bom conteúdo, portanto, é aquele que preenche melhor os requisitos do SEO da Google.

Desenvolver uma estratégia de otimização de conteúdo voltada para mecanismos de pesquisa é essencial para atrair novos clientes para o seu site. Essa estratégia pode ser desenvolvida por um especialista, mas também por qualquer pessoa que queira contratar um bom construtor de sites.

Criadores de site e SEO

Ferramentas que possibilitam a qualquer pessoa desenvolver um site, alguns criadores de sites também oferecem auxílio para SEO. Com plugins e add-ons próprios, qualquer pessoa consegue preencher os requisitos necessários para tornar o site bem avaliado pelo Google.

• Indexação instantânea no Google
• Meta Tags personalizadas
• Integração com redes sociais
• Otimização de palavras-chave

Esses são os principais elementos analisados pelo Google ao fazer a avaliação de uma página. Por isso, sites que preencham todos eles estão mais predispostos a serem encontrados em buscas orgânicas no mecanismo de buscas do Google.

No mercado, é possível encontrar um criador de site que oferece ferramentas de otimização desses elementos. Informações mais detalhadas você pode ler neste site. Com um desenvolvedor completo e com essas ferramentas, seu site será melhor ranqueado e aparecerá nas pesquisas do Google.

Para compreender melhor como funciona a otimização de sites para SEO, deve-se saber como elas funcionam na prática. Dessa forma, a seguir, serão apresentadas quatro dicas essenciais para fugir dos desafios do SEO com ajuda de um construtor de site.

  1. Faça o ajuste automático do seu SEO

Fazer um planejamento do SEO é, atualmente, um dos primeiros pontos a serem desenvolvidos na criação de um site. Isso porque, usar as palavras corretas no endereço de cada página, assim como os títulos e as tags utilizadas, é essencial para aparecer na primeira página dos mecanismos de buscas.

A boa notícia é que muitos dos criadores de sites realizam essa análise de forma simples. Basta colocar os assuntos relacionados ao site para que o desenvolvedor faça sugestões de tags, endereço para cada seção, títulos e muito mais.

Dessa forma, qualquer pessoa consegue ajustar o SEO do seu site automaticamente, com auxílio das ferramentas fornecidas pelos criadores de sites. É uma facilidade que ajuda o proprietário do site a manter o foco em outras necessidades do seu negócio online.

  1. Receba sugestões de palavras-chave

Ao fazer a descrição do seu produto, é importante se atentar às palavras que serão utilizadas. Uma palavra-chave com alto volume de busca pode fazer com que o seu produto seja encontrado por um cliente que está em busca do seu produto.

Para fazer a escolha das palavras, muitas pessoas acabam gastando horas lendo métricas de sistemas de buscas. Ocorre que alguns criadores de sites possuem plugins próprios que fazem essas sugestões de forma autônoma.

Dessa forma, as horas gastas com a pesquisa das palavras mais apropriadas para o seu anúncio ou conteúdo do blog do seu site, podem ser utilizadas de outra forma. A ferramenta de sugestão de palavra-chave é economia de tempo e de dinheiro.

  1. Otimize suas imagens e fotografias

Além das palavras, as imagens também são um importante elemento de classificação nas métricas de SEO. Por isso, muitos criadores de sites contam com ferramentas para otimização das imagens e fotografias, aumentando o tráfego do site.

Escolher imagens relacionadas aos produtos e serviços é uma das formas de usar as fotografias para atrair mais visitantes para o site. Além disso, colocar legendas que correspondam com o tema do seu site também é importante para conseguir uma boa classificação em mecanismos de buscas como o Google.

Nos criadores de site essa prática se torna mais fácil. Ao carregar uma imagem abre-se um campo próprio para fazer a inclusão das palavras-chaves e outras tags que tornem o seu conteúdo mais relevante para mecanismos de buscas como o Google.

  1. Versão móvel do seu site

A maior parte dos acessos a sites, hoje em dia, é feita diretamente de celulares. Por conta disso, o mecanismo de buscas do Google privilegia em suas buscas os sites com versão móvel de suas páginas. Isso porque, o Google quer entregar o melhor resultado ao seu usuário.

Pensando nisso, criadores de sites oferecem duas versões de site para seus clientes, uma versão acessível por desktop e outra por dispositivos móveis como celulares e tablets. Pode parecer pouca coisa, mas aumenta o tráfego do site, além de melhorar a experiência do visitante.

Assim, além de otimizar o site, a contratação de outro profissional para elaborar uma versão móvel do site não se torna necessária. É um dinheiro que o contratante de criadores de site economiza. Valor que pode ser investido em outras necessidades da empresa e do negócio online.

Dica extra: indexação instantânea no Google

Apesar de todas as dicas anteriores, é importante destacar que um site só será encontrado pelo Google se o mecanismo de busca souber que o site existe. Essa comunicação de existência é chamada de indexação. Caso esteja criando o seu site, essa indexação deve ser feita de forma manual.

Quem usa criadores de sites, pode ficar despreocupado. Isso porque, a indexação é feita de forma automática pelo próprio criador do site. Após realizar a configuração inicial e publicar o site, o desenvolvedor do site notifica o Google sobre a existência do seu endereço web.

Assim, quando alguém realizar uma pesquisa sobre o nicho que o seu site trabalha, ele será um dos sites analisados. Isso aumenta as chances de ranqueamento e de tráfego orgânico. Consulte o criador de sites a respeito desse serviço e economize tempo e dinheiro com a indexação instantânea.