Serviços / Manutenção de Sites

O que é manutenção de sites ou atualização de sites?

Manutenção de sites é um serviço prestado por uma empresa ou profissional da área de tecnologia em projetos web. Essa atualização de site podem ser feita de formas diferentes, tais como:

  • Atualização de sistema;
  • Alteração de conteúdo;
  • Criação de um banner;
  • Instalação de banner;
  • Monitoramento do servidor;
  • Resolução de problemas com e-mails da empresa;
  • Criação de novas contas de e-mail;
  • Otimização de sites;
  • Instalação de nova plataforma web;
  • Instalação de sistema web;
  • Instalação e configuração de plugin;
  • Dentre outros.
Manutenção de sites ou atualização de sites


O que significa site em manutenção?

Quando aparece um aviso que o site está em manutenção em alguma página na internet, significa que o servidor ou o sistema estão passando por algum tipo de atualização.

Esse procedimento ocorre geralmente quando há uma atualização de sistema, uma checagem de vírus por parte do serviço de hospedagem, um backup com arquivos muito grandes, uma instabilidade no serviço de hospedagem, uma queda de banco de dados, uma troca de template, migração do site para um novo servidor, uma atualização de plugin, dentre outros motivos.


Manutenção de sites, preço

Normalmente os contratos de prestação de serviço são cobrados por hora. Cada profissional envolvido no projeto de manutenção de sites possui um preço por hora. As empresas estimam o preço do profissional e vendem os pacotes de horas estimados de acordo com a demanda de cada cliente.

Esta é a modalidade mais segura de uma manutenção, pois, você separa determinadas horas para atender o cliente durante um período, e, caso surja uma demanda, as horas já estão previstas e o cliente será atendido.

Quando não há contrato mensal e a demanda for avulso, é possível que a empresa não possa atender naquele momento, pois, a prioridade é sempre de quem possui um contrato mensal. Além da falta de prioridade, os contratos avulsos são mais caros, pois, não há fidelidade.


Manutenção de sites, como fazer?

Se você possui um site construído com a plataforma WordPress é provável que você tenha acesso a administração. Caso você não tenha, solicite a empresa ou profissional que criou a sua página web.

Com o acesso em mãos, você vai poder alterar o conteúdo estático, ou páginas institucionais como história da empresa, serviço e criar conteúdo dinâmico, como as notícias e artigos.

Para demandas mais complexas como: criar um banner, instalar um plugin, atualizar o sistema com novas funcionalidades, trocar e configurar um template, é necessário a ajuda de um profissional.


Quem é o responsável pela manutenção de um site web?

Normalmente quem fez o site possui prioridade na sua atualização. Mas, em plataformas como a do WordPress onde existem muitos profissionais que conhecem e trabalham com a plataforma, a facilitdade de se encontrara profissionais é bem maior. O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado do mercado.


CONTRATE O SERVIÇO