Criação de sites

Criação de sites ou desenvolvimento de sites é um serviço executado por profissionais da área de TI, Publicidade, Marketing e Jornalismo.

Antes de conhecer o serviço de criação de sites, é importante entender o que é um site, os propósitos de se criar um e quais são as etapas para o desenvolvimento de sites.

Criação de sites e desenvolvimento de sites em Salvador.

O que é um site?

Site é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na internet localizado em algum ponto da Web.

O nome site vem da língua inglesa e significa local, web significa teia, o que resultou no nome website, mas, posteriormente foi abreviada para site. Aqui no Brasil a palavra foi aportuguesada para saite.

A World Wide Web, ou simplesmente internet, foi criada a partir do momento que começaram a surgir os sites, eles foram organizados em uma rede, e por este motivo houve a necessidade de se criar a internet que conhecemos hoje.

As páginas em um site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor.

As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as ligações internas, ou seja, os links entre elas controlem o modo como o leitor ou usuário navegue.

A criação de sites pode ter diversos propósitos:

Criação de site Institucional:

Muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc.

Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.

Sites de informações:

Veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs e podcasts.

Sites de aplicações:

Existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas etc.

Sites de armazenagem de informações:

Alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos são os sites de busca, os catálogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita.

Site comunitário:

São os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria, se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento.

Portais:

São chamados de “portais” os sites que congregam conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos serviços da internet num mesmo local.

Entenda as 5 etapas necessárias para execução do serviço de Criação de Sites

01 – Criação de sites, start do Projeto

Após aprovação do orçamento, iniciamos o serviço de criação de sites. Nesse início, seguimos a seguinte sequência das ações:

  • Registro ou transferência do domínio;
  • Criamos o ambiente de trabalho no servidor;
  • Instalamos o sistema base, que é o WordPress;
  • Instalamos o template base a ser trabalhado;
  • Definimos as palavras chaves que iremos trabalhar.
Start do serviço de criação de sites

02 – Criação de sites, conteúdo

Com as palavras chaves definidas pelo profissional de SEO, iniciamos a criação do conteúdo. Quem executa este serviço é um jornalista ou um copywritter. O conteúdo é o principal gerador de visitas de um site, e nada pode ser copiado, tudo tem que ser gerado do zero. O profissional vai pesquisar sobre o tema na internet e entrevistar o cliente. Conteúdo criado, vamos para a definição da estrutura de links do site.

Conteúdo é a segunda etapa do serviço de criação de sites

03 – Criação de sites, leiaute

Com o conteúdo inserido e estruturado diretamente no WordPress, temos uma noção do que iremos desenhar. A criação do layout segue em três etapas: criação da capa, criação do modelo de página interna e criação dos elementos que compõe o layout.

Criação de layout é a terceira etapa do serviço de criação de sites

04 – Criação de sites, produção

Nessa etapa, transformamos o layout em código html. A produção das telas é feita também em três etapas:

  • Montagem da capa principal do site (definimos quais informações precisam ser destacadas na capa);
  • Montagem do modelo de página interna padrão;
  • E montagem dos elementos que compõe o layout, dos formulários de contato e orçamento, dos icones utilizados no projeto, das fontes utilizadas no projeto, da formatação das tabelas utilizadas no projeto, dentre outros.
A produção é a quarta etapa do serviço de criação de sites

05 – Criação de sites, configuração

Uma das grandes virtudes do WordPress é a possibilidade de utilizar plugins para diversos serviços. Dentre eles, podemos destacar os plugins que instalamos para:

  • Melhoria de performance (carregamento rápido);
  • Backup automático (pode ser feito diário, semanal ou mensal, a depender do fluxo de infrmações geradas pelo site diariamente);
  • Segurança (evita que o site sofra ataques);
  • Integração com as redes sociais (pode ser instalado um compartilhamento automático das notícias publicadas);
  • Captação de e-mails;
  • e otimização de sites.
A configuração é a quinta etapa do serviço de criação de sites

Diferenças de preço entre os projetos de criação de sites

Start, conteúdo e configuração dos plugins são serviços executados em todos os projetos de criação de sites. A variação de preço é justamente na criação do layout e na sua produção. Em desenvolvimento de sites mais simples, utilizamos um template pronto, personalizamos e reduzimos o custo para o cliente. Em ambos os casos, mantendo a mesma qualidade técnica.