BLOG

Como escolher a mãe do seu site

Uma Agência Digital realiza dezenas de criações todos os anos. Experiência e conhecimento fazem muita diferença.

Uma Agência Digital realiza dezenas de criações todos os anos. Experiência e conhecimento fazem muita diferença.

Tudo começa com um porquê. Organizar o clube da cerveja com os amigos, criar um espaço para expor comentários sobre jogos do final de semana e até mesmo divulgar produtos e serviços da sua empresa. No ambiente digital é assim. Você vive em um mundo paralelo onde não há tempo e espaço mensuráveis, ou seja, conversamos com pessoas a quilômetros de distância, onde cada um responde no seu tempo.

Quando pensamos em criar um site, temos um objetivo real de conectar as pessoas neste mundo paralelo que estão alinhados com o seu propósito. Neste mundo também existem regras a serem seguidas desde a sua concepção.

A concepção

Se no mundo real as crianças saem da barriga da mãe de forma prematura ou parto normal, a concepção de um site pode levar minutos ou meses de desenvolvimento. A mãe neste caso poderia ser você, utilizando serviços gratuitos ou uma “barriga de aluguel” que são as agências digitais.

E no mundo digital, terceirizar a maternidade com uma barriga de aluguel é a garantia de que a concepção deste filho seja completa. O filho já sai da barriga com todas as vacinas aplicadas, andando e se comunicando com todos os seus seguidores.

Mas como descobrir se a agência que irei contratar possui um bom serviço? Uma dica simples pode salvar seu filho das drogas e más influências nessa nova empreitada digital. Verifique o portfólio da empresa, escolha um site desde portfólio e faça uma pesquisa simples no Google colocando a palavra “site:” antes do endereço. Exemplo: “site:lrvimoveis.com.br”.

Imagem apresenta um título e uma descrição únicas em cada página.

Veja que cada página possui um título e uma descrição únicos. Isso é relevante para o Google, e mostra para o buscador o que cada página oferece, gerando visitas e fluxo de potenciais clientes para a empresa.

Não demorei muito para achar um exemplo de erro. Achei um site de prefeitura. Veja que o site apresenta um título curto e sem descrição. Quando não apresenta a descrição em sua configuração, o Google mostra o primeiro texto que ele consegue ler. E neste caso, o primeiro texto é o menu do site.

Erros como este apresentados pelo site de uma prefeitura são muito comuns.

Erros como este apresentados pelo site de uma prefeitura são muito comuns.

Acredite! Se você verificar que algum site do portfólio há um erro como este, fuja! Prova-se que falta conhecimento técnico, ou pior, compromisso com o resultado do investimento dos clientes.

Existem outras técnicas que podemos avaliar o serviço de uma Agência Web, mas esta verificação eu considero a mais simples e básica. O Google não verifica se o site é bonito, ele quer saber se o site possui conteúdo relevante para aparecer entre os resultados de busca. Ele só consegue entender para onde vai aquela página em seu índice se conseguir ler os títulos e descrições das páginas. Lembre-se disso!

O crescimento

O crescimento do seu filho neste novo mundo depende de você. Ele pode se formar em 6 meses. Possui a dádiva de absorver 100% do que você escreve. A dica é escrever um conteúdo que você domina. Crie artigos sobre o seu segmento e publique informações respeitando as regras técnicas da plataforma que você utiliza. A pós, o mestrado, o doutorado do segmento de atuação depende do conhecimento que você está disposto a passar.

Os filhos que não tem a atenção dos pais tornam-se despesas. A criação de um site é um investimento de tempo e dinheiro. Sempre buscamos resultados. Mas se você não ensina seu filho a se comportar no mundo digital, ele pode se perder, ficar fora do ranking do Google, sumir das buscas e neste caso, vai precisar de um reforço escolar.

Saint Clair, empreendedor e CEO de uma barriga de aluguel.