Entenda porquê o Google deixará de notificar usuários sobre sites seguros

O Google promove a ideia de “lugar seguro para se navegar” por meios de protocolo HTTPS, com servidores os Certificados SSL/TLS, desde 2014

Desde 2014 o Google avisa usuários sobre segurança dos sites
Google alerta que usuários estão confundindo segurança com confiabilidade

Desde 2014, o Google promove a ideia de “lugar seguro para se navegar” por meio de sites que usem o protocolo HTTPS, ou seja, que tenham instalado em seus servidores os Certificados SSL/TLS. Com isso, foram implementadas regras de demonstração de segurança como o cadeado fechado da cor verde e a palavra “seguro” na barra de endereços do navegador, além dele ser reconhecido como prática em SEO recompensável, a classificação com o melhor ranking nas buscas para estes sites. Mas agora, esses modelos de segurança serão alterados.

O que muda a partir de agora?

A primeira delas é que o Google já havia anunciado que em algum momento faria um alerta sobre sites inseguros aos usuários que não possuem Certificados SSL/TLS instalados em seus servidores web. Porém, este alerta traria um esforço enorme de verificação para a gigante tech, tendo em vista que, em 2016, apenas 24 dos 100 maiores sites usavam SSL. Hoje este número chega a 81 dos 100 maiores, o que fez com que a verificação seja executada com muito menos esforço.

A segunda observação seria que os usuários estão confundindo segurança com confiabilidade. O que acontece é que qualquer usuário pode adquirir um SSL para seu site, mesmo que este não seja idôneo. Isto ocorre porque diversos modelos fazem a verificação automática de registro do domínio e não o vinculam à organização no qual fazem parte. São os chamados SSL de Validação de Domínio (DV). Assim, quando o usuário se depara com a palavra “seguro” na barra de endereços, supõe-se que a organização detentora do domínio é confiável e não fará mau uso de seus dados ou até mesmo que irá entregar a mercadoria prometida – em casos dos e-commerces, por exemplo – após pagamento.

É importante observar que os Certificados SSL que fazem este tipo de verificação e vinculação com o devido detentor do domínio como Validação de Organização (OV) e Validação Estendida (EV), em que o usuário pode buscar a chave pública disposta no navegador para saber quem é de fato a instituição que se quer realizar a transação, seja ela uma instituição de dados ou empresa financeira. Com a nova medida, o navegador Chrome, o mais utilizado no planeta (cerca de 60%), deverá indicar apenas sites que NÃO são seguros – Not Secure –, ou seja, os que não possuem SSL instalado em seus servidores e não utilizam o protocolo HTTPS, deixando as informações dos usuários vulneráveis a ataques de terceiros, já que não criptografam estes dados ora inseridos em seus websites.

Profissionais discutem informações em sala corporativa com telas exibindo indicadores enquanto a operação segue em segundo plano

ERP e CRM organizam dados, mas não resolvem decisões nas empresas

ERP e CRM organizam informações, mas não resolvem a tomada de decisão. Sem governança, dados se acumulam e a empresa continua travada.

Profissionais observam painel digital com dados e indicadores em uma sala de trabalho iluminada por luz natural

Tecnologia expõe limites de crescer apenas ampliando equipes

Análises sobre gestão digital mostram que contratar mais pessoas sem sistemas definidos pode aumentar custos e reduzir eficiência operacional.

Grupo de profissionais reunido em mesa de trabalho analisa informações em laptop e documentos, com painel visual ao fundo em ambiente corporativo

PMO enxuto ganha espaço como alternativa digital para organizar PMEs

Métodos de PMO apoiados por ferramentas digitais passam a ser usados por PMEs para organizar projetos, reduzir retrabalho e dar mais clareza às decisões do dia a dia.

Tela inicial do FlexClip destacando a criação instantânea de vídeos com inteligência artificial e logotipos de grandes empresas parceiras.

FlexClip lança novas ferramentas de IA para criação instantânea de vídeos

O FlexClip apresenta AI Recreate e Auto Edit, ferramentas que usam inteligência artificial para criar vídeos prontos em segundos, com legendas e exportação 4K.