Entenda porquê o Google deixará de notificar usuários sobre sites seguros

O Google promove a ideia de “lugar seguro para se navegar” por meios de protocolo HTTPS, com servidores os Certificados SSL/TLS, desde 2014

Desde 2014 o Google avisa usuários sobre segurança dos sites
Google alerta que usuários estão confundindo segurança com confiabilidade

Desde 2014, o Google promove a ideia de “lugar seguro para se navegar” por meio de sites que usem o protocolo HTTPS, ou seja, que tenham instalado em seus servidores os Certificados SSL/TLS. Com isso, foram implementadas regras de demonstração de segurança como o cadeado fechado da cor verde e a palavra “seguro” na barra de endereços do navegador, além dele ser reconhecido como prática em SEO recompensável, a classificação com o melhor ranking nas buscas para estes sites. Mas agora, esses modelos de segurança serão alterados.

O que muda a partir de agora?

A primeira delas é que o Google já havia anunciado que em algum momento faria um alerta sobre sites inseguros aos usuários que não possuem Certificados SSL/TLS instalados em seus servidores web. Porém, este alerta traria um esforço enorme de verificação para a gigante tech, tendo em vista que, em 2016, apenas 24 dos 100 maiores sites usavam SSL. Hoje este número chega a 81 dos 100 maiores, o que fez com que a verificação seja executada com muito menos esforço.

A segunda observação seria que os usuários estão confundindo segurança com confiabilidade. O que acontece é que qualquer usuário pode adquirir um SSL para seu site, mesmo que este não seja idôneo. Isto ocorre porque diversos modelos fazem a verificação automática de registro do domínio e não o vinculam à organização no qual fazem parte. São os chamados SSL de Validação de Domínio (DV). Assim, quando o usuário se depara com a palavra “seguro” na barra de endereços, supõe-se que a organização detentora do domínio é confiável e não fará mau uso de seus dados ou até mesmo que irá entregar a mercadoria prometida – em casos dos e-commerces, por exemplo – após pagamento.

É importante observar que os Certificados SSL que fazem este tipo de verificação e vinculação com o devido detentor do domínio como Validação de Organização (OV) e Validação Estendida (EV), em que o usuário pode buscar a chave pública disposta no navegador para saber quem é de fato a instituição que se quer realizar a transação, seja ela uma instituição de dados ou empresa financeira. Com a nova medida, o navegador Chrome, o mais utilizado no planeta (cerca de 60%), deverá indicar apenas sites que NÃO são seguros – Not Secure –, ou seja, os que não possuem SSL instalado em seus servidores e não utilizam o protocolo HTTPS, deixando as informações dos usuários vulneráveis a ataques de terceiros, já que não criptografam estes dados ora inseridos em seus websites.

Vista ilustrativa da piscina de "areia" com prainha e SPA no Guarajuba Palm Beach, mostrando um ambiente tranquilo com uma mulher e criança flutuando em uma boia.

Guarajuba Palm Beach: Um Pioneiro em Sustentabilidade e Tecnologia no Litoral Norte da Bahia

O Guarajuba Palm Beach é um empreendimento que combina conforto, tecnologia e sustentabilidade em Guarajuba, oferecendo um estilo de vida inigualável.

Imagem digital da fachada de um edifício de apartamentos populares de vários andares, Ilha de Lanai Pedra do Sal, com varandas espaçosas e design moderno, sob um céu claro.

Novo Empreendimento Ilha de Lanai Pedra do Sal Promete Vida de Praia Urbana em Salvador

O Ilha de Lanai Pedra do Sal oferece uma vida moderna e acessível em Salvador. Perto da praia, é perfeito para quem busca conforto e qualidade.

Vista aérea do Rivê Rio Vermelho, um arranha-céu residencial proeminente entre outros edifícios, com vista para o oceano e rodeado por vegetação.

Rivê: O Futuro Residencial de Alta Tecnologia no Coração do Rio Vermelho

Rivê combina luxo, tecnologia e sustentabilidade no vibrante Rio Vermelho, Salvador.

Imagem da entrada do edifício Estilo Pituba durante o crepúsculo, destacando uma fachada moderna com elementos em madeira e vidro. Um casal caminha pela calçada enquanto um homem entra no edifício. Um carro de luxo está estacionado na frente, sob luzes suaves que iluminam a vegetação e a placa do empreendimento.

Lançamento do Estilo Pituba Integra Luxo, Tecnologia e Sustentabilidade no Coração de Salvador

Estilo Pituba em Salvador combina luxo, tecnologia avançada e sustentabilidade. Um empreendimento ideal para viver com conforto e consciência ecológica.