• Notícias
  • /
  • Facebook lança recursos para as eleições 2018 no Brasil. Conheça aqui

Facebook lança recursos para as eleições 2018 no Brasil. Conheça aqui

Zuckerberg quer tornar as propagandas políticas mais transparentes na sua plataforma, principalmente das eleições de 2018

Facebook mais transparente nas eleições 2018
Responder mensagens do Instagram no Facebook facilita comunicação

Facebook divulgou nesta terça-feira (24) uma série de medidas que, segundo a empresa, irá “proteger” as eleições 2018 no Brasil. A rede social de Zuckerberg quer tornar as propagandas políticas dentro da plataforma mais transparentes. Para isso, em anúncios ligados às eleições, serão públicas as informações que antes eram sigilosas, como o CNPJ de quem pagou pela publicação destacada.

Além disso, quem quiser fazer um anúncio político no Facebook também deverá fazer um registro prévio, que incluirá o envio de documentos como o RG e CPF, passando por uma aprovação da rede social. Esse tipo de publicidade ficará marcada como propaganda política na plataforma.

Outra iniciativa é a Biblioteca de Anúncios. O Facebook irá armazenar durante 7 anos todas as informações referentes à publicidade eleitoral da plataforma. Desde junho, a rede social passou a deixar mais claro dados referentes a publicidade veiculada pelas páginas — até mesmo no Instagram. Desta forma é possível acompanhar todas as propagandas feitas por uma página, independente se ela é exibida no seu feed de notícias ou não.

Essas informações podem ser acessadas no menu à esquerda das páginas, em “Informações e anúncios”. Nesta seção também é possível ver alterações de nome e quando a página foi criada.

Cronograma de propaganda no Brasil para as eleições

  • 31 de julho: anunciantes poderão fazer o registro na plataforma para marcar a publicidade como propaganda eleitoral.
  • 16 de agosto: os anunciantes poderão usar um rótulo de propaganda eleitoral no Brasil.

Também a partir de 16 de agosto, os usuários do Facebook poderão acessar os anúncios eleitorais que estão ativos e inativos. A Biblioteca de Anúncios dará aos usuários informações detalhadas sobre eles. Além da imagem e texto, a ferramenta vai fornecer uma estimativa do valor gasto e dados demográficos sobre o público impactado pela propaganda.

Fake News

Ao longo do ano, o Facebook também tem criado formas para combater as Fake News. Além de um curso online e de um bot para ajudar as pessoas a interpretarem notícias falsas, a rede social implantou parcerias com a imprensa e agências de checagem de fatos. O fact checking da rede diminui o alcance de posts denunciados e pode até excluir páginas que publicam esse tipo de conteúdo de forma recorrente, o que tem causado polêmica nos últimos dias.

Mais informações sobre candidatos

A rede social também passa a disponibilizar algumas ferramentas para ajudar na escolha dos candidatos. Através da aba “Temas” em páginas com conteúdo político, o usuário pode conferir mais detalhes sobre a visão do candidato sobre temas como educação, segurança e saúde. O Facebook também vai disponibilizar outras funções novas.

O “Town Hall” vai permitir que as pessoas encontrem com facilidade os políticos. O “Informed Voter Button” vai redirecionar os usuários para páginas com informações úteis sobre as eleições. Essas duas ferramentas devem chegar até o dia do pleito, previsto para 7 de outubro. Já a função “Megafone” chegará ao Facebook no dia das eleições, dando detalhes sobre os locais de votação.

Como é irritante ter um site fora do ar. Foto Freepik.com.

Meu site está fora do ar o que fazer?

Veja como resolver este problema do site fora do ar com urgência e conheça os cinco motivos mais comuns em detalhes.

Sites Wordpress ucranianos sofrem ataques massivos

Sites WordPress ucranianos sofrem ataques massivos

Além dos ataques militares, pesquisadores perceberam que a Ucrânia também vem sofrendo ataques cibernéticos desde o …

Chrome e Firefox: versão nº 100 pode trazer problemas. Veja a solução

Chrome e Firefox: versão nº 100 pode trazer problemas. Veja a solução

A centésima versão dos navegadores indica atualização mas, o usuário poderá ter problemas no carregamento das páginas. Veja aqui a solução

4 cuidados básicos para você vender mais

Independentemente da estratégia de vendas e marketing adotadas, a atenção aos detalhes é extremamente importante para você converter mais.

Abrir chat
1
Fale com um especialista AGORA!
Olá,
Podemos te ajudar?