Facebook lança recursos para as eleições 2018 no Brasil. Conheça aqui

Zuckerberg quer tornar as propagandas políticas mais transparentes na sua plataforma, principalmente das eleições de 2018

Facebook divulgou nesta terça-feira (24) uma série de medidas que, segundo a empresa, irá “proteger” as eleições 2018 no Brasil. A rede social de Zuckerberg quer tornar as propagandas políticas dentro da plataforma mais transparentes. Para isso, em anúncios ligados às eleições, serão públicas as informações que antes eram sigilosas, como o CNPJ de quem pagou pela publicação destacada.

Além disso, quem quiser fazer um anúncio político no Facebook também deverá fazer um registro prévio, que incluirá o envio de documentos como o RG e CPF, passando por uma aprovação da rede social. Esse tipo de publicidade ficará marcada como propaganda política na plataforma.

Outra iniciativa é a Biblioteca de Anúncios. O Facebook irá armazenar durante 7 anos todas as informações referentes à publicidade eleitoral da plataforma. Desde junho, a rede social passou a deixar mais claro dados referentes a publicidade veiculada pelas páginas — até mesmo no Instagram. Desta forma é possível acompanhar todas as propagandas feitas por uma página, independente se ela é exibida no seu feed de notícias ou não.

Essas informações podem ser acessadas no menu à esquerda das páginas, em “Informações e anúncios”. Nesta seção também é possível ver alterações de nome e quando a página foi criada.

Cronograma de propaganda no Brasil para as eleições

  • 31 de julho: anunciantes poderão fazer o registro na plataforma para marcar a publicidade como propaganda eleitoral.
  • 16 de agosto: os anunciantes poderão usar um rótulo de propaganda eleitoral no Brasil.

Também a partir de 16 de agosto, os usuários do Facebook poderão acessar os anúncios eleitorais que estão ativos e inativos. A Biblioteca de Anúncios dará aos usuários informações detalhadas sobre eles. Além da imagem e texto, a ferramenta vai fornecer uma estimativa do valor gasto e dados demográficos sobre o público impactado pela propaganda.

Fake News

Ao longo do ano, o Facebook também tem criado formas para combater as Fake News. Além de um curso online e de um bot para ajudar as pessoas a interpretarem notícias falsas, a rede social implantou parcerias com a imprensa e agências de checagem de fatos. O fact checking da rede diminui o alcance de posts denunciados e pode até excluir páginas que publicam esse tipo de conteúdo de forma recorrente, o que tem causado polêmica nos últimos dias.

Mais informações sobre candidatos

A rede social também passa a disponibilizar algumas ferramentas para ajudar na escolha dos candidatos. Através da aba “Temas” em páginas com conteúdo político, o usuário pode conferir mais detalhes sobre a visão do candidato sobre temas como educação, segurança e saúde. O Facebook também vai disponibilizar outras funções novas.

O “Town Hall” vai permitir que as pessoas encontrem com facilidade os políticos. O “Informed Voter Button” vai redirecionar os usuários para páginas com informações úteis sobre as eleições. Essas duas ferramentas devem chegar até o dia do pleito, previsto para 7 de outubro. Já a função “Megafone” chegará ao Facebook no dia das eleições, dando detalhes sobre os locais de votação.

Uma estação de trabalho de design web moderna com uma tela de computador exibindo uma interface de desenvolvimento de site, em um ambiente de escritório organizado e iluminado.

Comprar ou Criar Gratuitamente: Analisando as Vantagens e Desvantagens de um Site Gratuito

Contratar uma empresa para criar e manter seu site traz mais benefícios e segurança do que optar por soluções gratuitas, evitando riscos e problemas.

Grupo diversificado de pessoas assistindo YouTube Shorts em uma TV moderna em uma sala de estar aconchegante, iluminada suavemente.

YouTube Shorts Alcança 2 Bilhões de Usuários Mensais e Visualizações na TV Batem 1 Bilhão de Horas Diárias

Os YouTube Shorts são vistos por 2 bilhões de usuários/mês e a visualização na TV chega a 1 bilhão de horas diárias, mostrando a expansão do consumo de vídeos.

Notebook aberto exibindo um site, coberto por uma redoma de vidro transparente, simbolizando proteção e segurança no ambiente digital.

Seu Site Sempre Online com Nosso Suporte 24/7!

Em um mundo cada vez mais conectado, onde a presença online define o sucesso de muitos …

Coleção de produtos de tecnologia como smartphones e acessórios de jogos iluminados dinamicamente.

Semana do Consumidor Amazon: Tecnologia de Ponta com Preços Reduzidos

Descubra as melhores ofertas em gadgets, eletrônicos e dispositivos inteligentes durante a mega promoção da Amazon.