• Notícias
  • /
  • Facebook deseja levar internet a regiões remotas através de satélite

Facebook deseja levar internet a regiões remotas através de satélite

A companhia de Mark Zuckerberg trabalha para lançar satélite em órbita e dar acesso à internet para quem ainda não consegue usar a rede.

Metade do mundo não tem acesso à internet
Facebook quer contribuir com acesso maior à internet no mundo

Não é de hoje que o Facebook quer levar internet a regiões remotas do mundo e, apesar da empresa ter abandonado recentemente um projeto de drones com esse fim, o plano não foi completamente deixado de lado. Agora a companhia de Mark Zuckerberg trabalha para lançar um pequeno satélite em órbita para dar acesso à internet de alta velocidade para quem ainda não consegue usar a rede.

O projeto chamado Athena, foi descoberto pela Wired. A partir de documentos da FCC (órgão ligado ao governo dos EUA equivalente à Anatel brasileira) obtidos por uma lei de transparência, a publicação teve acesso a algumas informações sobre o plano de lançar um satélite de órbita baixa já no ano que vem.

A ideia é bem simples: o Facebook quer levar acesso de banda larga a regiões remotas do planeta. Representantes da empresa se encontraram diversas vezes com funcionários da FCC para discutir o plano. Essas conversas eram feitas em nomes de uma empresa chamada PointView Tech LLC, que a Wired diz fazer parte do Facebook. A rede social confirma as informações.

Um relatório da International Telecommunications Union, de setembro de 2017, diz que metade do mundo não tem acesso a internet banda larga, e para mudar isso levando conexão a todas essas pessoas, seria necessário construir uma “constelação” de satélites de órbita baixa que seriam lançados entre 160 km e 2 mil km acima da superfície da Terra.

Então, o objetivo do Facebook é fazer parte dessa frota de pequenos satélites. Ainda não  há informações detalhadas sobre o projeto, mas a ideia é que o primeiro satélite seja lançado já em 2019. O Facebook confirma a existência do plano.

Essa não é a primeira vez que Facebook se envolve na questão. A rede já trabalha há algum tempo para levar conexão a mais pessoas do planeta: o projeto Internet.org, por exemplo, permite acesso gratuito a alguns serviços de internet em algumas regiões do planeta, mas é criticado por limitar o que o usuário pode fazer quando estiver conectado.

Já o drone Aquila, dispararia ondas milimétricas em direção ao solo para levar internet a regiões remotas, mas acabou sendo cancelado.

Como é irritante ter um site fora do ar. Foto Freepik.com.

Meu site está fora do ar o que fazer?

Veja como resolver este problema do site fora do ar com urgência e conheça os cinco motivos mais comuns em detalhes.

Sites Wordpress ucranianos sofrem ataques massivos

Sites WordPress ucranianos sofrem ataques massivos

Além dos ataques militares, pesquisadores perceberam que a Ucrânia também vem sofrendo ataques cibernéticos desde o …

Chrome e Firefox: versão nº 100 pode trazer problemas. Veja a solução

Chrome e Firefox: versão nº 100 pode trazer problemas. Veja a solução

A centésima versão dos navegadores indica atualização mas, o usuário poderá ter problemas no carregamento das páginas. Veja aqui a solução

4 cuidados básicos para você vender mais

Independentemente da estratégia de vendas e marketing adotadas, a atenção aos detalhes é extremamente importante para você converter mais.

Abrir chat
1
Posso ajudar?
Olá,
Podemos te ajudar?