BLOG

Google anuncia versão mais leve de seu app de notícias

O Google tem investido em várias versões simplificadas de seus aplicativos para estar presente também em celulares mais limitados. Foi assim com YouTube Go e Gmail Go, por exemplo. Agora, outro que ganhou uma atualização é o Google Notícias.

Em anúncio feito no seu blog, a empresa afirmou que deseja “garantir que o Google Notícias funcione independentemente do celular ou plano de operadora que você tenha”. Para isso, o aplicativo ganhou algumas melhorias para seguir na ativa mesmo sem internet ou em locais com sinal fraco.

Segundo o Google, os usuários nessas condições serão beneficiados com essas mudanças. A primeira delas prevê a execução de vídeos no YouTube Go, sempre que possível. Eles não começarão de forma automática e ajudarão a economizar dados.

Ainda com o objetivo de poupar a franquia, as notícias darão mais destaque aos textos. As fotos foram comprimidas e só serão carregadas quando você tocar nelas. O aplicativo também salvará menos dados em cache no smartphone.

Por fim, as notícias do app poderão ser salvas quando você estiver em uma conexão Wi-Fi. O objetivo é permitir que você guarde algo para ler nos momentos em que sabe que ficará sem internet, como no metrô, por exemplo.

A atualização do Google Notícias será liberada para todo o mundo de forma gradual. Ela também vale para usuários do Android Go, os principais interessados na economia de dados. O Google espera que a nova versão esteja totalmente liberada nas próximas semanas.