A atualização para o Google Chrome 69 chegou recentemente e trouxe uma nova interface e um gerador de senhas nativo. Do mesmo modo, a novidade também proporcionou uma mudança que pode acabar interferindo na privacidade dos usuários.
Assim que o usuário faz o login na conta do Google, a credencial acaba sendo utilizada de modo automático pelo Chrome. A medida está sendo usada tanto para quem acessa os sites do Google, como também para quem usa o sistema de login da empresa.
Assim sendo, alguns usuários entenderam que a sincronização do navegador estava sendo habilitada sem autorização. O recurso em questão permite salvar dados com senhas, histórico e site favoritos para serem acessados em outros dispositivos.
Adrienne Porter Felt, gerente de engenharia da equipe de segurança do Chrome, a medida foi tomada “para evitar surpresas em um cenário com dispositivos compartilhados”.
“A nova interface lembra claramente quando você está logado em uma conta do Google. Além disso, você só precisa sair da conta em um lugar antes de compartilhar o computador com outra pessoa”, explica Adrienne.
De qualquer forma, muitos usuários não ficaram satisfeitos com a decisão da empresa. Conforme alguns deles, a empresa deveria ter repassado as novidades aos usuários.
Como reverter a situação?
Para quem não gostou da novidade, saiba que há um modo de alterar a medida imposta pelo Google. Para isso, basta ir ao Chrome, em uma aba acesse o endereço: chrome://flags/#account-consistency. Em seguida, deixe a função como “Disabled” e por fim, reinicie o navegador.