BLOG

Google Notícias ganha funções para acesso offline e economia de dados móveis

O Google anunciou nesta segunda-feira (10), através de uma postagem no seu blog oficial, que o Google Notícias irá oferecer quatro novos recursos para usuários que usam conexões mais leves, incluindo aqueles que possuem smartphones rodando a versão mais simples do seu sistema operacional móvel, o Android Go.

De acordo com a postagem, o Brasil é a nação que mais usa o aplicativo de notícias, que está disponível em 127 países e 65 idiomas. Com a implementação das novidades, o objetivo da empresa é levar além das rotineiras notícias destacadas e direcionadas, a possibilidade de acesso independente do modelo de celular ou do plano da operadora, funcionando em lugares sem sinal, como no metrô, ou em localidades com sinal fraco.

Confira abaixo as novidades:

  • Quando possível, os vídeos no app vão abrir no YouTube Go, garantindo que os vídeos sejam entregues em um formato mais leve e ainda assim uma com boa resolução. Os vídeos não vão mais começar automaticamente, poupando preciosos dados de internet.
  • Noticiários, previews de uma história, se adaptarão para se tornar mais textuais, para poupar seus dados.
  • Imagens são comprimidas e podem ser carregadas com apenas um toque. Vídeos e gifs também não vão tocar automaticamente. Além disso, menos dados em cache serão salvos em seu celular.
  • Qualquer notícia pode ser salva para mais tarde quando estiver em modo off-line de maneira fácil. O conteúdo será baixado em uma conexão wi-fi para ler depois.

Sem necessidade de configurar ou verificar uma determinada opção, as novidades chegarão e serão ativadas automaticamente no decorrer das próximas semanas. Como aqui no Brasil, segundo a empresa, mais de 40% dos usuários possuem celulares com pouca memória, a relevância das novas características pode ser considerada alta, uma vez que facilitará o acesso à informação.