Google rastreia usuários mesmo com o histórico de localização desativado

Mesmo com o recurso desativado, empresa obtém informações de localização quando usuários utilizam o Maps ou acessam a previsão do tempo

Google rastreia usuários mesmo com o histórico de localização desativado

Uma investigação coordenada pela agência de notícias Associated Press (AP)  revelou que o Google rastreia e armazena informações de localização de seus usuários mesmo após a desativação do recurso. A descoberta foi realizada por pesquisadores de ciência da computação da Universidade de Princeton, no estado de Nova Jérsei, Estados Unidos, a pedido da agência.

Alguns serviços e aplicativos do Google solicitam a permissão dos usuários para compartilharem informações de localização. Caso você deseje encerrar esse tipo de rastreio, basta pausar o histórico de localização nas configurações do sistema, que tecnicamente deveria interromper a ação da empresa de seguir seus passos, porém não é isso que acontece, conforme revelou a AP.

A página de suporte do Google orienta: “Você pode desativar o Histórico de localização a qualquer momento. Com o Histórico de Localização desativado, os lugares em que você está não são mais armazenados”, explica o comunicado.

Mesmo com a função de localização desativada, o Google consegue ter acesso e armazena informações do local onde seus usuários estão. As informações são coletadas através da simples ação de abrir o Google Maps ou acessar a previsão do tempo. O Google armazena um instantâneo da localização de seus usuários ao utilizarem esses serviços.

O Google se defende

Em resposta às acusações, o Google enviou um comunicado ao portal de notícias Bloomberg. A empresa esclarece que o histórico de localização pode ser desligado a qualquer momento, porém mesmo desativado obtém informações para melhorar a experiência do Google.

“Como a história observa, garantimos que os usuários do Histórico de locais saibam que, quando desativam o produto, continuamos a usar o local para melhorar a experiência do Google quando eles realizam uma pesquisa no Google ou usam o Google para obter rotas”, explica a empresa.

Vista ilustrativa da piscina de "areia" com prainha e SPA no Guarajuba Palm Beach, mostrando um ambiente tranquilo com uma mulher e criança flutuando em uma boia.

Guarajuba Palm Beach: Um Pioneiro em Sustentabilidade e Tecnologia no Litoral Norte da Bahia

O Guarajuba Palm Beach é um empreendimento que combina conforto, tecnologia e sustentabilidade em Guarajuba, oferecendo um estilo de vida inigualável.

Imagem digital da fachada de um edifício de apartamentos populares de vários andares, Ilha de Lanai Pedra do Sal, com varandas espaçosas e design moderno, sob um céu claro.

Novo Empreendimento Ilha de Lanai Pedra do Sal Promete Vida de Praia Urbana em Salvador

O Ilha de Lanai Pedra do Sal oferece uma vida moderna e acessível em Salvador. Perto da praia, é perfeito para quem busca conforto e qualidade.

Vista aérea do Rivê Rio Vermelho, um arranha-céu residencial proeminente entre outros edifícios, com vista para o oceano e rodeado por vegetação.

Rivê: O Futuro Residencial de Alta Tecnologia no Coração do Rio Vermelho

Rivê combina luxo, tecnologia e sustentabilidade no vibrante Rio Vermelho, Salvador.

Imagem da entrada do edifício Estilo Pituba durante o crepúsculo, destacando uma fachada moderna com elementos em madeira e vidro. Um casal caminha pela calçada enquanto um homem entra no edifício. Um carro de luxo está estacionado na frente, sob luzes suaves que iluminam a vegetação e a placa do empreendimento.

Lançamento do Estilo Pituba Integra Luxo, Tecnologia e Sustentabilidade no Coração de Salvador

Estilo Pituba em Salvador combina luxo, tecnologia avançada e sustentabilidade. Um empreendimento ideal para viver com conforto e consciência ecológica.