BLOG

IBM anuncia a criação do menor chip do mundo que tem 2 nanômetros

IBM

IBM lançou nesta quinta-feira (06) o menor chip do mundo

Nesta quinta-feira (06) a IBM anunciou a criação do menor chip do mundo que tem apenas 2 nanômetros. O chip é projetado para ter um desempenho 45% maior utilizando 75% de energia a menos que os chips 7nm que são os mais avançados do mercado.

Você consegue imaginar quanto mede 1 nanômetro? Só para se ter uma ideia vamos citar o nome de Daniel Gies, um cineasta que produz vídeos para explicar sobre ciência. Em um deles ele faz uma comparação de que uma menina que medisse 100 nm seria capaz de segurar o vírus da gripe que mede 30nm de diâmetro. Percebe o quão minúsculo e invisível é o chip de 2 nm para nós?

Mas, já diz o dito popular que “tamanho não é documento”, a IBM enumera os benefícios do produto: Redução da pegada de carbono dos data centers, já que eles representam 1% do uso de toda a energia global; o semicondutor pode acelerar as funções de laptops, oferecendo um processamento mais rápido em aplicações, auxílio mais fácil na tradução de idiomas e mais velocidade no acesso à internet, pode quadruplicar a vida da bateria de celulares.

Chip de visibilidade zero a olho nu mas com uma tecnologia gigante! Palmas para a IMB!

Fonte: Tecmundo