BLOG

Imagens recebidas por e-mail poderão ser bloqueadas

iPhone iOS é o primeiro a ser beneficiado

O Google adicionou uma configuração nova na versão iOS do aplicativo Gmail que permite bloquear o rastreamento de e-mails indesejados. A função proibirá que o carregamento automático das imagens que são anexadas no e-mail.

Ao ativar essa função, o Gmail vai bloquear essas imagens recebidas, incluindo rastreadores de e-mail ocultos no corpo da mensagem que, na maioria das vezes informam os remetentes quando e às vezes até onde foi aberto aquela mensagem.

O Google criou proteções contra rastreamento não consensual no Gmail, desativando a capacidade do remetente de localizar com precisão um destinatário pelo IP. (O Google primeiro direciona as mensagens de e-mail recebidas por meio de seus próprios servidores proxy, tornando inútil qualquer rastreamento de local.) Por algum tempo, também foi permitido desativar o carregamento automático de imagens para impedir que qualquer um desses rastreadores colete dados sobre os usuários, a menos que o mesmo decida intencionalmente carregar a imagem.

A configuração de carregamento de imagens anteriormente estava restrita à versão Web do Gmail, e isso significa que pode ter passado despercebida por usuários pesados ​​de e-mail para dispositivos móveis do aplicativo iOS. Com a atualização, é possível acessar essa configuração no iPhone ou iPad, se assim desejar.

Fonte: The Verge