O Instagram se posicionou hoje (15) sobre o crescente problema de contas hackeadas em agosto. A rede social afirmou estar ciente da situação e mantém investigações em curso para tentar encontrar a raiz do problema e uma solução.
Em comunicado publicado em seu blog oficial, o Instagram afirmou que mudanças virão para incrementar a segurança e citou futuras novidades para a autenticação de duplo fator. Esse método somente autoriza o login a uma conta após a confirmação da identidade do usuário — um código único é enviado via SMS para autorizar o acesso.
O anúncio feito pelo Instagram é importante porque muitos relatos feitos ao site Mashable informa que a autenticação de fator duplo estava ativada no momento em que a conta foi hackeada. Assim, a mudança prevista pelo Instagram provavelmente tentará tornar ainda mais seguro esse processo de confirmação.
O que fazer para se proteger?
Além de anunciar a novidade, o Instagram deu dicas para que os usuários evitem maiores problemas. A rede instrui o usuário a clicar sobre o link “reverter esta alteração” sempre que você receber um e-mail informando sobre alteração de senha não solicitada e a usar uma senha forte para proteger a sua conta.
O Instagram fala, ainda, sobre a importância de se revogar o acesso à conta por parte de qualquer app suspeito e indica a central de ajuda reaver uma conta roubada.
“Temos equipes dedicadas a ajudar pessoas a protegerem as suas contas”, relata a rede social. “Se você nos procurou para saber da sua conta, em breve você será contatado pelo nosso time.”