Mais de 70% dos pequenos empresários usam redes sociais e aplicativos

Whatsaap e Facebook são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas. Tanto como forma de contato com os funcionários, como para divulgação dos seus produtos.

Whatsapp deverá ter opção de ativar modo noturno em breve
Whatsapp modo noturno em breve

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) constatou que, nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil investiram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Pelos dados, 72% utilizam o Whatsapp para se comunicar com clientes e 40% mantêm perfil no Facebook.

O estudo “Transformação Digital nas MPE” analisou a informatização das micro e pequenas empresas, no período de abril a junho deste ano, e fez 6.022 entrevistas em todo país, por porte e setor da empresa, sexo, faixa etária e escolaridade.

A pesquisa avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização das empresas de micro e pequeno porte. Para 51% dos entrevistados, as vendas pela internet e redes sociais vão avançar mais do que as vendas tradicionais, nos próximos cinco anos.

A rede social Facebook e o aplicativo WhatsApp são as ferramentas mais usadas pelas micro e pequenas empresas na divulgação de produtos e serviços. Estes instrumentos também são utilizados para o relacionamento com os clientes.

Essenciais

Para a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, o estudo mostra como as tecnologias digitais são essenciais nas atividades comerciais e nos negócios. “Vivemos numa era em que as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico, utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, disse.

A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do Whatsapp e do Facebook.

A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o Whatsapp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%).

O Facebook é usado para os mesmos fins, porém em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

Comparação

Na comparação com o último estudo do Sebrae, de 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos microempreendedores individuais, de 83% para 89% nas micro empresas e de 94% para 97% nas empresas de pequeno porte.

Atualmente, 73% dos microempreendedores individuais, 91% das micro empresas e 99% dos empresários das empresas de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.

Ilustração dividida: à esquerda, homem encara alerta de malware em site invadido; à direita, pessoas compram tranquilamente em uma loja virtual.

O que é Manutenção de Site e Por Que Ela é Essencial?

Seu site é um ativo valioso. Sem manutenção, ele pode falhar, ser invadido ou perder vendas. ...

Tela dividida com uma pessoa pesquisando no Google por "encomendas personalizadas" e um lojista em seu centro de distribuição consultando pedidos.

O que é SEO e por que ele faz seu site aparecer no Google?

SEO é o que faz seu site aparecer no Google sem pagar por cliques. Saiba como ...

Ilustração de quatro profissionais colaborando na criação de um site, com elementos visuais sendo organizados em uma grande tela de computador.

Etapas do Processo de Criação de um Site com a Loup Brasil

Conheça o passo a passo para criar um site com a Loup Brasil. Estratégia, conteúdo, design ...

Homem de terno navegando em um site corporativo em notebook, com interface digital moderna e elementos visuais em azul e laranja.

Por que sua empresa precisa de um site profissional em 2025?

Em 2025, ter um site profissional é o mínimo para competir. Mais que presença online, é ...