Quem nunca trocou a senha dos cartões ou senha das redes sociais não sabe o que é “desespero”. Como saída, os usuários optam por colocar a mesma senha para tudo, na expectativa de não falhar a memória quando desejar ter acesso a algo.
Porém, esses códigos na maioria das vezes são simples e de fácil descoberta, com isso, os ataques do tipo phishing são constantes. Sim, as senhas são essenciais para proteger os dados digitais, mas se usada de maneira desleixada, podem ser extraviados.
O Fast Identify Online (FIDO) foi aprovado pela World Wide Wed Consortium, o que engloba uma série de tecnologias de autenticação, que geralmente eram associadas a dispositivos USB ou bluetooth.
O Google passou a usar a opção em dispositivos com leitor de impressão digital e Android a partir da versão 7.0 e acredita-se que em breve, usuários deixarão de usar senhas e códigos para usar o leitor de impressão digital quando for ter acesso a tudo. A prática é mais segura, e também evita a troca constante de senhas que são solicitadas.
Fonte: Olhar Digital