BLOG

Perfil Social: A sua placa de vende-se mais eficaz

Apareça para o mercado de forma profissional. Seja proativo e use a ferramenta a seu favor.

Apareça para o mercado de forma profissional. Seja proativo e use a ferramenta a seu favor.

O artigo de hoje aborda um tema desconhecido da maioria dos usuários das redes sociais. O poder de venda do seu Perfil Social. Muitos criam os perfis e não tem a noção do seu alcance e sua função. O perfil social tem um objetivo: te representar no mundo digital. Cabe a você decidir como será a sua apresentação e para qual público você quer se vender.

A necessidade de se mostrar para o mercado de trabalho quando adolescente é inexistente. O perfil social neste caso surge de forma natural, sem muitas exigências, e, serve apenas para entreter amigos e familiares.

Quando já estamos inseridos no mercado de trabalho, o seu perfil social passa a ser o reflexo diário de como é o seu comportamento e como você se vende neste ambiente.

Não sou especialista em comportamento, mas tenho as minhas percepções quanto a apresentação dos perfis que vejo todos os dias nas mídias sociais.

WhatsApp é seu perfil mais intimista

Não é todo mundo que tem o seu número do WhatsApp. Portanto, é seu contato mais restrito. É um chat exclusivo entre você, seus amigos, familiares e clientes. É aqui onde vejo as maiores oportunidades de negócios serem desperdiçadas, principalmente em grupos.

Todos nós participamos de pelo menos um grupo. Conversamos e interagimos diariamente com pessoas que não temos tanta intimidade que podem se tornar clientes ou fornecedores.

Sabe aquele contato que publicou uma piada? Pode ser o engenheiro de uma obra que você está precisando. E o zagueiro do futebol de sábado? Pode ser um especialista em gestão do seu próximo projeto. Todos eles podem conhecer o que você faz e terem interesse em seus serviços. O WhatsApp se apresenta como uma ótima ferramenta para gerar negócios e você pode canalizar essa atenção com uma simples atitude e modificação do seu perfil.

Atualize seu perfil no WhatsApp

Se seu objetivo é se vender como profissional, a sua foto de perfil precisa ser exatamente o que você faz. Se é advogado, apareça de paletó e gravata. Se é médico, apareça de jaleco. Se é pintor, apareça com uniforme de trabalho. A percepção de ser especialista naquela área se reforça com a sua imagem de perfil. Cria-se uma autoridade naquele momento.

Aliado a imagem do aplicativo vem a frase de descrição do perfil. Eu trabalho com criação de sites e na minha descrição coloquei: “Especialista em Criação de Sites”.

Aliado a imagem do aplicativo vem a frase de descrição do perfil. Eu trabalho com criação de sites e na minha descrição coloquei: “Especialista em Criação de Sites”.

Personalize o seu perfil para se vender e gerar oportunidades de negócios.

Organize sua agenda

Tenho mais de 2 mil cadastros catalogados em minha agenda de contatos. Tenho essa obsessão por organizar tudo. Isso tem vantagens. Eu diria que só tem vantagens.

Quando você adiciona o nome, sobrenome e e-mail daquele contato em sua agenda, os diálogos em grupos do WhatsApp passam a ter sentido. Em vez de números de telefone respondendo são pessoas com nome e sobrenome. Conseguimos associar as respostas e fixar quem são. Eu tenho dificuldade de gravar nomes e isso me ajuda a fixar e associar quem é quem.

Envie o seu contato

Ninguém precisa perder tempo adicionando manualmente os seus dados em uma agenda. Use a tecnologia a seu favor. Envie seu contato para o grupo ou para um contato específico. Uma simples atitude te coloca na agenda de dezenas ou centenas de potenciais clientes.

Crie um contato em sua agenda com seu próprio nome, o que vai facilitar o envio do mesmo em grupos.

Crie um contato em sua agenda pessoal com seu nome, e-mail e telefone. Isso vai facilitar o envio pelo aplicativo.

Lembra da foto e principalmente do texto de descrição do seu perfil? Quando o usuário do grupo que você não conhece te adiciona em sua respectiva agenda, o aplicativo do WhatsApp apresenta estas informações. A consequência disso é que no detalhamento do grupo você vira destaque. No meio de tantos números de telefone sem sentido, o seu contato com foto, nome e descrição se sobressai entre os demais.

Saber utilizar o perfil social te dá uma vantagem comercial, abre oportunidades para novos negócios e te ajuda a conhecer quem são estas pessoas.

Saint Clair, especialista em Criação de Sites.