BLOG

Perfis no Instagram estão sendo alvo de ciberataques; saiba como

Milhares de seguidores estão sendo alvos de ciberataques

Notificação falsa pode “sequestrar” contas

Se você ou a sua empresa possui uma conta no Instagram com milhares de seguidores, fique atento pois ela pode ser o próximo alvo. É perceptível o crescimento no número de influenciadores digitais e de pessoas que trabalham com a rede social atualmente, o que pode despertar interesse em quem procura contas para se apropriar.

Um novo modelo de phishing (maneira usada para enganar usuários e roubar dados) está sendo utilizada e ela pode fazer com que seja revelado informações pessoais ao enviar e-mails falsos ou em Websites.

Segundo a Kaspersky Lab, empresa russa de softwares de segurança para internet, esses golpes podem funcionar através de notificações falsas e as contas consideradas mais populares no Instagram são alvos dessa ação. O usuário recebe primeiramente uma mensagem por e-mail dizendo “sua conta será excluída permanentemente por violação de direitos autorais”.

O designer do remetente assemelhasse com o da rede social, o que facilita com que as pessoas realmente acreditem. Em seguida, ele oferece à vítima a opção de “relatar um problema” e dar o prazo de no máximo 24 horas para recorrer ao clicar, é destinado a uma página de phising que disponibiliza o suposto link para “recorrer” pois o usuário colocará em seguida o e-mail da conta e, por fim, a senha e os criminosos redirecionam para o site oficial do Instagram, assumem o perfil e altera os dados.

Portanto, sempre que receber e-mails estranhos, antes de abrir, informe-se para ter certeza que outras pessoas também estão com o mesmo problema, e só use o aplicativo pelo site oficial, não clique em links suspeitos ou coloque seus dados para login.