Serviços / SEO

O que é SEO, para que serve e quais os fatores de rankeamento?

O que é SEO?

Em inglês, SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismo de busca” ou otimização de sites.

Traduzindo, trata-se do trabalho de otimizar uma página web, ou mesmo um site inteiro, de modo que ele fique mais acessível aos sites de buscas.

O objetivo das técnicas de SEO é melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca, aumentando o número de acessos e gerando oportunidades de negócios para sua empresa.

SEO - Otimização de Sites, Coleque seu site na primeira página do Google


Para que serve o SEO?

Se você possui um blog, um site institucional, se vende algum produto, presta algum tipo de serviço, ou seja, qualquer empresa ou negócio que esteja na internet precisa de visitantes em seu site para gerar algum tipo de resultado.

E de onde vem estes visitantes?

Antes, quando não existia a internet, as buscas eram feitas em catálogos impressos, as famosas páginas amarelas. Hoje, as pessoas buscam sobre tudo em sites de busca, também conhecidos como motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores.

A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aparecer no Google, que detém 90% das pesquisas realizadas na internet, pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa ou negócio. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

O SEO serve para isso, quem aplica as técnicas de SEO corretamente, buscam potencializar e melhorar o posicionamento de seu site nos resultados de busca do Google, e o SEO é a forma correta e eficaz para se chegar a este objetivo.

Bem aplicadas, essas técnicas podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, tornando mais evidentes as ações esperadas pelo proprietário do site, como comprar, assinar, aprender algo, etc.

SEO - Otimização de Sites, coloque seu site em primeiro lugar no Google


Quais são os fatores de SEO que influenciam o rankeamento de um site?

Existem aproximadamente 200 fatores que o Google utiliza em seu algoritmo para posicionar um site em seus resultados de busca. Os principais fatores são:

Estratégia de SEO, Link Building

Link Bilding é uma estratégia para obter links com relevância para o seu site. Estes links de retorno são conhecidos pelos profissionais de SEO como backlinks. O número de backlinks, a relevância das páginas de ligação e as palavras-chave usadas nos backlinks (texto âncora) influenciam na posição da sua página nos resultados da pesquisa. Os links do mesmo domínio contam apenas uma vez na estratégia de SEO.

Qualidade dos backlinks

Ter links em sites respeitados tendem a influenciar na posição do seu site nos mecanismo de pesquisa em relação a ter links em sites de baixa qualidade. O Índice de Influência do Link de um site é calculado com base na qualidade e no número de links que apontam para o seu site. Quanto maior a qualidade dos backlinks, maior será o Índice de Influência do Link. Ele varia de 0 a 100%. Ou seja, se seu site fala sobre gastronomia e outros sites do mesmo tema te indicam, através de algum link, você terá relevância sobre eles, o que conta ponto nos resultados de busca a seu favor.

SEO - Otimização de Sites, coloque seu site na primeira página do Google.

Otimização de Página

O uso de palavras-chave no corpo do texto, deve ser visível no primeiro parágrafo da página em questão. E deve ser aplicado entre as tags <body> e </body> no código HTML da sua página. O algorítimo do Google não verifica comandos HTML, comentários, etc. Quanto mais texto visível em uma página da Web, mais o motor de busca pode indexar. A análise de palavras-chave leva em conta espaços e marcas de pontuação. Ou seja, o Google só indexa em seu buscador textos que possam ser lidos. Texto aplicados em imagem por exemplo, passam despercebidos.

Uso de palavras-chave no título da página

O título da página é exibido na barra superior de um navegador da Web quando uma página da Web é visualizada. O título da página também é chamado de tag de título porque é o texto que aparece entre as tags <title> … </title> no código HTML de uma página da Web. Cada página deve ter o seu título diferente e cada texto a sua palavra chave em foco. Nunca pode haver textos com a mesma palavra chave, falando sobre o mesmo assunto.

Uso de palavras-chave em títulos H1-H6

As manchetes devem utilizar as tags H1-H6 que indicam o início de seções importantes do conteúdo. Eles estão em conformidade com uma hierarquia, da tag HTML H1 (mais importante) para a marca HTML H6 (menos significativa). Os mecanismos de pesquisa podem aprender sobre a hierarquia lógica de seus conteúdos e eles podem interpretar os títulos como a tabela de conteúdo da página da Web.

Uso de palavras-chave em texto em negrito

O texto em negrito indica que a palavra possui um destaque em relação as outras palavras no texto. Esta palavra ou trecho de um texto aparece em negrito. Tecnicamente falando, a palavra ou trecho do texto aparece entre as tags <b> … </b> ou <strong> … </strong> no HTML da sua página da Web (os estilos CSS não são levados em consideração). As estatísticas incluem espaços e sinais de pontuação.

Uso de palavras-chave na meta-descrição

A meta descrição é um breve resumo do conteúdo da página da web. É criado pelo proprietário do site e não está visível na página para o visitante. Alguns motores de busca o exibem na página de resultados da pesquisa, mas é feito para o buscador ler.

Uso de palavras-chave nos mesmos textos âncoras de domínio

Textos de âncora são palavras e frases que são usadas como links. Os mesmos links de âncoras de domínio apontam para uma página da Web no mesmo domínio. Os mecanismos de pesquisa podem examinar textos âncora para obter mais informações sobre o tópico do domínio.

Uso de palavras-chave nos textos alternativos para imagens

O atributo HTML “img alt” define um texto alternativo para uma imagem quando o visitante usa um navegador de texto ou quando o visitante desligou a exibição de imagens no navegador da Web. O Internet Explorer exibe o texto alternativo se o usuário colocar o cursor do mouse sobre o gráfico. Os motores de busca podem usar os textos alternativos como um sinal em seus algoritmos de classificação.


Otimização de URL

A utilização da palavra chave na URL do link é um dos critérios de relevância para um bom posicionamento, e pode ser feito de três formas:

SEO - Otimização de Sites, coloque seu site na primeira página do Google

Uso de palavras-chave no nome do domínio raiz

O domínio raiz é a parte do URL da sua página web sem o sub domínio e o caminho. Por exemplo, se o URL for http://br.bahiatransfer.com.br/destinos.php, o domínio raiz é “bahiatransfer.com.br“. A palavra-chave “transfer” está sendo inserida na estrutura do domínio raiz.

Uso de palavra-chave no nome do sub-domínio

O sub-domínio é a parte do URL da sua página web sem o domínio raiz e o caminho. Por exemplo, se o URL for http://br.bahiatransfer.com.br/destinos.php, o sub-domínio é “br”.

Poderia criar subdomínios para diferentes sites e segmentos, como por exemplo: http://lrvimoveis.com.br/bahia/salvador/ possui a estrutura dessa forma, mas, se fosse construída utilizando subdomínios, ficaria assim: http://bahia.lrvimoveis.com.br/salvador/. Neste caso, otimizando a palavra “Bahia”, estaria correto das duas maneiras.

Uso de palavra-chave no caminho do URL

O caminho da URL é tudo após o nome de domínio no URL da sua página da Web. Por exemplo, se o URL for https://f2j.edu.br/graduacao/direito/, então o caminho é “/graduacao/direito/”. Esta é a estrutura mais tradicional, neste caso, a palavra otimizada é “direito”.

Otimização do site

Era do domínio

Os sites de spam geralmente vêm e vão rapidamente. Por este motivo, os motores de busca tendem a confiar em um site que existe há mais tempo que um novo, criado recentemente. A idade do domínio é vista como um sinal de confiabilidade porque não pode ser falsificado. Os dados são fornecidos pela Alexa.com e Archive.org. É sempre recomendado pagar o domínios por vários anos, isso indica ao Google que é uma empresa confiável. Esta validade do domínio é verificado pelo algorítimo dos buscadores.

SEO - Otimização de Sites para empresas, coloque o seu site na primeira página do Google.

Número de visitantes ao site

Os motores de busca podem consultar os dados de uso do site. Com estes dados, o buscador consegue saber o número de visitantes e determinar se o site é respeitável e se contém conteúdos populares. O Alexa.com Traffic Rank é baseado em três meses de dados agregados de tráfego de milhões de usuários da Barra de ferramentas Alexa e é uma medida combinada de visualizações de página e número de visitantes do site. O número #1 é atribuído ao site mais visitado na Internet.

Compatibilidade do mecanismo de pesquisa

Compatibilidade do mecanismo de pesquisa da sua página

As páginas da Web são escritas em idiomas chamados HTML e CSS. O World Wide Web Consortium (W3C) é o órgão de administração que estabelece o que é HTML e CSS válido e o que não é. Alguns erros de HTML podem impedir que os mecanismos de pesquisa indexem suas páginas da Web:

URL da página

  • O Google Brasil pode preferir páginas com domínios brasileiros, com terminações .br em vez de domínios com a terminação .com;
  • Os mecanismos de pesquisa priorizam em sua classificação os sites hospedados em provedores de alta performance em vez de hospedagem gratuitas;
  • Os mecanismos de pesquisa priorizam em sua classificação os sites que possuem próprio nome de domínio próprios.

Título da página

  • Os título da sua página web nunca devem ser escritos em caixa alta, o texto todo em caixa alta significa grito, e tem pouca pontuação dos resultados de busca;
  • Uma página web não pode contém vários títulos H1, isso evita problema com os motores de busca nesse aspecto;

Texto de corpo

  • Cada link deve conter um texto de pelo menos 300 palavras, o que é suficiente para os motores de busca.
  • Artigos e textos de serviços e produtos com muita concorrência, devem ter pelo menos 900 palavras.
  • Quanto maior o texto, mais relvante ele será para o Google.
  • Nunca copie o texto de outros sites, gere o seu conteúdo do zero.
SEO - Otimização de Sites para empresas e profissionais autônomos, coloque seu site na primeira página do Google

Fatores que poderiam impedir o seu ranking superior (você deve responder a todas as perguntas com “não”)

  • O seu site consiste principalmente em conteúdo que é copiado de outros sites?
  • O conteúdo do seu site pode ser encontrado em muitos outros sites? Verifique o conteúdo duplicado: http://www.copyscape.com;
  • O seu servidor web às vezes cai quando os rastreadores do mecanismo de pesquisa tentam acessá-lo?
  • O seu site contém ligações para sites que não merecem um link?
  • Seu site usa o mesmo título ou meta tags para várias páginas?
  • O seu site participa em esquemas automáticos de construção de links?
  • Você compra ou vende links para o seu site?
  • A maioria dos seus backlinks vem de sites de baixa qualidade ou spam?

Devo contratar ou não um profissional de SEO?

Uma estratégia de SEO executada por alguém da própria empresa possui a vantagem do conhecimento do seu negócio. Conhecer os pontos fortes e fracos e concorrentes é uma grande vantagem. Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO. Essas agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores que outras empresas geralmente não possuem.

Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseja ter o seu site otimizado. Ter uma pessoa que coordene todos os esforços para otimizar o seu site é fundamental. Esse profissional vai ajudar a agrupar as informações fornecidas pelas áreas de TI, marketing, vendas e produto.

Por que contratar a Loup Brasil para otimizar meu site?

Temos alguns cases de sucesso em diversas segmentos. Podemos citar o posicionamento do site da Faculdade 2 de Julho para os cursos de Graduação, ou as mais de 100 palavras chaves que o site da http://lrvimoveis.com.br lidera no mercado da Bahia, para o seu segmento de venda de imóveis. Temos um objetivo que é atrair clientes para seu negócio e sabemos como fazer isso.

CONTRATE O SERVIÇO