BLOG

Telegram lança serviço para armazenar versão digital de documentos

O Telegram sempre usou a privacidade como uma forma de atrair novos usuários. Agora, o mensageiro quer ir além com o seu novo serviço chamado Passaport. De acordo com uma publicação no site do aplicativo, a ideia é que o usuário utilize o mensageiro para guardar informações importantes.

Assim, se torna possível enviar fotos do RG, CPF, Carteira de Habilitação e outros para o serviço do Telegram, sendo que isso facilita o compartilhamento desses dados com empresas e outros serviços. Para que tudo funcione, o mensageiro criou uma API para que desenvolvedores usem um botão no qual o usuário pode logar usando essas informações.

Além disso, o Telegram afirma que todo o serviço é seguro com encriptação de ponta a ponta baseada em um servidor do próprio mensageiro.

Para o Telegram, esses dados são apenas bobagens aleatórias e não temos acesso às informações que você armazena no seu Passaporte Telegram. Quando você compartilha dados, ele vai diretamente para o destinatário.

De acordo com os desenvolvedores, a novidade já está disponível para os usuários do Telegram para Android e iOS. Além disso, no site oficial do aplicativo há um campo no qual é possível testar o recurso para diminuir a desconfiança em relação ao quanto a funcionalidade é segura.

Caso você queira acessar o Telegram Passaporte, basta ir em “configurações”, clicar em “segurança e privacidade” e selecionar o “Telegram Passaport”. O mensageiro ainda garante que já está testando maneiras de melhorar ainda mais o serviço.