BLOG

Xiaomi está desenvolvendo máscara inteligente

Em tempos de pandemia de Covid-19, a Xiomi está criando uma máscara que além de proteger o usuário, permite que aparelhos com reconhecimento fácil “leiam” o rosto e os destravem

Modelo Y

Quem pensa que a Xiaomi só cria smartphones, notebooks, smartwachs, fones de ouvido e outros dispositivos desse tipo, está enganado. A empresa chinesa tem capacidade para desenvolver diversos tipos de produtos na área tecnológica, a exemplo de uma máscara inteligente. É, essa é nova aposta da empresa, que em tempos de pandemia de Covid-19, está criando uma máscara que, além de proteger o usuário, permite que aparelhos com reconhecimento fácil “leiam” o rosto e os destravem.

Apelidado de Project Aeri, o dispositivo, que está sendo desenvolvido por uma subsidiária especializada em criar acessórios para o corpo, como os smartwachs, a Huami, está sendo produzido com um material transparente e flexível. Segundo a Xiaomi, desse modo, mesmo que toda a área da boca e a ponta do nariz estejam protegidos, ainda é possível ver as expressões faciais do usuário.

Ainda de acordo com a Xiaomi, há filtros nas laterais e uma espécie de ventilador, que impede o material transparente de embaçar com a respiração. A máscara terá um filtro tipo N95 substituível (o tipo que oferece mais proteção contra agentes infecciosos, segundo especialistas) e, quando não estiver em uso, a máscara ativa um dispositivo embutido que emite raios ultravioleta para desinfectar o acessório.

Em tempos de pandemia de Covid-19, a Xiomi está criando uma máscara que além de proteger o usuário, permite que aparelhos com reconhecimento fácil “leiam” o rosto e os destravem
Modelo X

Como se tudo isso não bastasse, a máscara possuí um sensor que mede a qualidade do ar, com dados em tempo real, relacionados a umidade, frequência respiratória do usuário e expiração do filtro. Essas funções são ativadas quando a máscara é carregada e, para isso, há uma entrada tipo USB-C.

Pelas imagens divulgadas pela Xiaomi, percebesse que a máscara terá um visor removível para proteger parcialmente os olhos. Ainda sem previsão de lançamento, ela já é um produto esperado pelo público, não só pela estética, mas pela funcionalidade, mesmo que não chegue a tempo da pandemia do novo coronavírus.