BLOG

Aplicativos infectados foram baixados quase meio milhão de vezes

Aplicativos baixados podem causar prejuízos financeiros

Aplicativos infectados foram baixados quase meio milhão de vezes

Malware se refere a qualquer tipo de programa para computador ou celular e pode ser instalado ou reproduzido sozinho. Realiza operações indesejadas nos computadores e aparelhos atingidos, rouba dados pessoais.

Todo vírus de computador é um malware, mas nem todo malware é um vírus. O termo utilizado para vírus classifica um tipo de malware que não pode se reproduzir sozinho, o vírus precisa da intervenção do usuário, que abre um arquivo infectado, por exemplo.

Mais um novo malware para android foi identificado por especialistas de segurança da CSIS. Chamado de Joker, presente em 24 aplicativos oferecidos regularmente no Play Store, a lojinha do Google. Inclusive, já foi possível somar quase meio milhão de downloads destes aplicativos.

Segundo relatórios publicados, a nova ameaça tem a possibilidade de obter as credenciais do usuário e usar para contratar serviços de assinatura disponíveis dentro ou fora loja do Google, assim, causando prejuízos financeiros que muitas vezes, só são percebidos na fatura do cartão de crédito.

Após encontrar em torno de 24 apps diferentes, infectados e que passaram despercebidos pelas vítimas, os apps foram removidos da Play Store, mas atente-se as faturas do cartão de crédito, sempre verifique o desenvolvedor antes de baixar um aplicativo e mantenha um antivírus instalado.

Fonte: Techtudo