BLOG

Gmail atualiza versão para web e smartphones com mais privacidade e produtividade

Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o gmail diariamente, em todo o mundo. Nesta semana, o Google anunciou uma nova versão da plataforma, especialmente para o formato web. Com um design renovado, com novos recursos, pensando em facilitar a vida do cliente, a mudança visa trazer mais segurança e produtividade.

Um dos recursos disponibilizados nessa nova versão está na possibilidade de impedir que o destinatário encaminhe, copie, baixe ou imprima a sua mensagem uma vez que a receber. As mudanças foram liberadas nesta quarta-feira (25/04), mas pode levar um tempo até que as novidades cheguem ao seu navegador.

Permitir que as pessoas removam a habilidade de encaminhar, copiar, baixar e imprimir mensagens, assim como configurar datas de expiração, fará com que o Gmail seja muito mais atrativo para os usuários e empresas preocupados com privacidade.

Segundo o The Verge, que teve acesso prévio à interface renovada do gmail, “o Google faz o recurso funcionar ao não enviar diretamente o conteúdo confidencial – você está apenas enviando um link para o conteúdo, que vive na sua caixa de mensagens e é acessado pelo destinatário por meio da conta no Gmail ou, caso use outro serviço de e-mail, via https”.

Uma outra mudança está na caixa de entrada. A partir de agora, o cliente do gmail poderá visualizar um preview ou abrir um anexo, sem precisar navegar na lista de mensagens. Além disso, um botão de “soneca” permitirá manter a caixa de entrada sempre limpa.

Outra tarefa fundamental que houve transformações foi a função Calendar. O novo gmail vai ficar de olho nas suas mensagens por meio de um novo recurso de “cutucada”, que te lembra de responder mensagens após elas ficarem inativas por alguns dias. Além disso, a ferramenta de respostas inteligentes (“smart reply”) foi integrada ao Gmail na web para permitir respostas mais rápidas.

Nova versão do gmail te lembrará de responder seus e-mails.

Gmail nos aparelhos celulares

O Google não esqueceu dos aplicativos móveis do seu serviço de e-mail. Uma nova atualização para o app do gmail para iOS e Android traz novidades como notificações de alta prioridade, que te notificarão sobre mensagens importantes, e sugestões para cancelar assinaturas de newsletters.

Além disso, o Gmail agora irá te alertar quando uma mensagem suspeita de ser spam entrar na sua caixa de entrada, assim como o smartphone Pixel faz com ligações.

O novo gmail, voltado para smartphones trará mais produtividade para os clientes

Também há um novo aplicativo para produtividade, o Tasks. Antes parte da experiência do gmail, o novo aplicativo mobile oferece uma interface simples e direta que te permite criar listas e agendar tarefas, configurar lembretes e adicionar subtarefas e anotações. O app também é integrado com o gmail e com o Calendar, de modo que você pode manter toda a sua vida organizada sem precisar ficar pulando de aplicativo para aplicativo.

Para começar a usar o Tasks, você pode baixar o novo app na App Store, da Apple, ou na Play Store, do Google.

O novo cliente web do Gmail está sendo lançado globalmente, com os recursos previstos para chegar aos navegadores nas próximas semanas. Para verificar se você já tem acesso à atualização, clique no ícone de ferramenta, no canto direito da tela, e busque pela opção “Try the new Gmail”.