O Whatsapp é, sem dúvidas, o aplicativo de conversas mais popular do Brasil. No entanto, o Google resolveu entrar na briga e lançou uma ferramenta bem semelhante, o Android Mensagens.
A versão do Google funciona no computador, exatamente como o Whatsapp Web. Os layouts são bem parecidos, porém, há diferenças marcantes entre os dois aplicativos.
Enquanto o Whatsapp Web tem o custo apenas dos dados consumidos de uma rede móvel ou wi-fi para enviar e receber mensagens, o Android Mensagens também consome o pacote de SMS. Se não tiver um plano de telefonia que inclua esse serviço, o usuário paga por cada texto/arquivo enviado o mesmo custo do SMS.
Como explica o site, a ferramenta do Google usa a conexão de internet, mas envia a mensagem por meio de tecnologia RCS, disponível no Brasil para clientes das operadoras Claro, Oi e Vivo.
As duas ferramentas permitem enviar arquivos de mídia, mas o Whatsapp Web disponibiliza uma maior variedade de formatos. O mesmo serve para os adesivos, emojis e gifs: o Whatsapp comporta milhares de cada um deles, já o Google só possui suporte para 160 stickers animados.
Sobre os grupos, os dois mensageiros permitem criar grupos de bate-papo, mas na versão Web do Whatsapp todos os membros do grupo podem mandar, receber e visualizar as respostas.
No Google, o recurso serve para que uma mesma mensagem seja enviada para várias pessoas, mas os participantes do grupo não interagem entre si, pois as respostas chegam apenas para quem enviou a mensagem.
Por outro lado, na versão web do Android é mais fácil ignorar mensagens indesejadas: basta tocar no sino que fica na parte superior da janela de bate-papo. O Whatsapp Web também tem o recurso, mas fica escondido dentro do ícone de três pontinhos.
Na ferramenta do Google, qualquer pessoa com Android pode receber mensagens. Como o aplicativo já vem instalado nos smartphones, todos que possuem Android 6.0 e versões posteriores conseguem ter acesso. No Whatsapp, só envia e recebe conteúdo quem tem o aplicativo instalado no celular.