BLOG

Programa se passa por WhatsApp e infecta smartphones

Hackers faturam com invasão de aparelhos

Conhecido como Agente Smith, o malware é um programa de computador com objetivo de causar danos e roubar informações. Na última quarta-feira, 10, foi descoberto que através dos apps como WhatsApp, MX Player e Truecaller o programa consegue clonar e substituir os aplicativos legítimos do Android por versões vinculadas ao adware.

Para faturar com visualizações de publicidade, hackers exploram o acesso aos aparelhos. O ataque já afetou em torno de 25 milhões de celulares na Índia, Paquistão, Bangladesh e outros países asiáticos.

O malware é adquirido através de lojas de apps Android. Segundo a Check Point, a ameaça se disfarça como APKs de aplicativos populares para estimular a instalação, sem a proteção do Android e uma vez no celular, o aplicativo oferece oportunidade para a instalação do Agent Smith, disfarçado de atualização do Google.

Após instalação, os apps falsos entram em contato com redes de propagandas e começam a exibir anúncios no aparelho, enquanto os hackers faturam com essas visualizações.

Fonte: Techtudo