BLOG

Saiba quem são os maiores inimigos da bateria do seu celular

A durabilidade da sua bateria pode se comprometer com algumas atividades

Com aparelhos cada vez maiores, a tela acaba consumindo uma energia maior do celular, ainda que tenhamos lançamentos que prometam bateria econômica, carregadores turbo, entre outras funções, mesmo assim não é suficiente para manter o aparelho com a bateria durável.

Você já se perguntou inúmeras vezes o porquê que a bateria não dura até o final do dia, não é mesmo?  O manuseio é o principal fator para essa resposta, visto que realizar determinadas atividades no Smartphone consomem a bateria em pouquíssimo tempo.

“Ouvir música, acessar constantemente as redes sociais, deixar a função de vibração ativa e o volume do aparelho no máximo são alguns dos elementos que consomem mais bateria. Ainda que sejam mais raras, ligações de voz mais longas também podem impactar”, diz o professor Antonio Gianoto, de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI.

O especialista diz também que até a forma como o usuário se conecta a internet, interfere no consumo. “No wi-fi, geralmente a conexão é próxima do elemento que fornece o sinal, como os roteadores, facilitando o acesso ao serviço desejado e não exigindo mais potência do aparelho para se conectar a um ponto desta rede. Já na rede celular móvel, quanto mais longe de uma estação rádio base, o aparelho necessitará de mais potência para realizar uma comunicação, consumindo assim mais bateria”, diz.

Importante ressaltar que os aplicativos responsáveis pelas redes sociais que geralmente são utilizadas como ferramenta de trabalho ou para passar o tempo, são ‘campeões’ em consumo de bateria.

Para economizar a bateria evite deixar diversos aplicativos “abertos” ao mesmo tempo, ative a função brilho automático da tela, desative o GPS sempre que não estiver fazendo o uso, as notificações podem ser desativas para evitar que o aparelho gaste energia com a função, e para finalizar, opte por utilizar o wi-fi sempre que puder.

Com alguns cuidados a bateria terá uma vida mais duradoura e você não precisará passar o dia ‘carregado’ na tomada.

Fonte: UOL